4 tendências da moda sustentável para o verão

As apostas em sustentabilidade pelo time Menos1Lixo

A união da Hering com a Menos 1 Lixo não só resultou na nova linha de peças Reuse como também em uma série de conteúdos desenvolvidos especialmente pelo time da Menos 1 Lixo sobre o universo da sustentabilidade para o Hering Todo Momento!

Vale lembrar que a Reuse traz roupas feitas de fibras recicladas, que garantem a diminuição de resíduos e do uso de água em sua produção, ao lado do copinho Menos 1 Lixo: retrátil, reutilizável, compacto e pensado para te acompanhar em todos os lugares.

Você já sabe que a Menos 1 Lixo é a principal plataforma de disseminação de práticas sustentáveis do país. Um movimento de educação ambiental que transformou a sustentabilidade em um assunto desejável e fez do copinho retrátil que criou, um ícone de desejo e um novo comportamento de consumo. Vem ver como é mais do que possível transformar o mundo através dos pequenos gestos:

por Menos 1 Lixo

Falar sobre moda é falar sobre expressão e personalidade. Tem quem se mostre através das cores, dos shapes, das tendências, das sobreposições. Historicamente o vestuário é objeto de desejo e isso nunca vai mudar. Com o passar do tempo, fomos percebendo que a nossa forma de consumir os recursos naturais e o nosso modelo de produção impacta bastante no planeta, consequentemente na nossa qualidade de vida.

É um desafio pensar na co-criação de um futuro sustentável onde a tendência seja a produção ou a moda circular, por exemplo, tendo em vista que realmente precisamos limitar nossa dependência de novos recursos e estender a vida útil dos materiais e dos produtos. Mas não é impossível, e para que isso aconteça, precisamos considerar a responsabilidade e o consumo consciente em cada ato do nosso presente.

Além do impacto socioambiental que muitas vezes passa despercebido, esse processo ativa um gatilho de consumo muito perigoso que mexe diretamente com a nossa autoestima. Quem nunca se sentiu menos adequada porque não tinha uma peça que estava em alta? A moda não precisa ser sobre isso.

O minimalismo, por exemplo, pode ser seu melhor amigo nessa transição de consumir de forma responsável e confortável, vestindo o essencial e o que faz sentido para você e para o planeta, afinal, somos um só. Ah, e seguir um lifestyle minimalista não significa ter menos opções para mostrar toda sua originalidade e personalidade por aí, só significa menos peças paradas no armário, menos parcelas de lojas para pagar e menos impacto socioambiental pelo consumo individual.

Por isso, o time Menos 1 Lixo separou 4 tendências para o seu verão ser mais sustentável, sem perder a autonomia e a criatividade:

1. Falar de sustentabilidade na moda é reforçar uma cadeia produtiva que não agrida o meio ambiente e considere todas as etapas de produção, consumo, descarte e até as relações trabalhistas também. Então pesquise sobre os produtos ecológicos e consuma de marcas sustentáveis.

2. O consumo consciente movimenta o mundo e isso pode começar no seu guarda-roupa: invista em um armário cápsula com as peças que você já tem.

3. Tem mais roupas do que o necessário para montar seus looks do armário cápsula? Nada de descartar, hein! Aposte na troca de peças com as amigas, na customização e na reciclagem (diversos aplicativos e projetos recolhem tecidos e retalhos), assim você evita o desperdício e consome de forma mais responsável.

4. E claro, para eliminar o consumo de plástico da sua rotina e do verão, leve o copinho M1L em todos os rolês! Ele cabe na bolsa, na ecobag e até no bolso. O que não vale é deixar aquele dado da ONU que diz que em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos se tornar uma realidade. Vamos juntos?

Quer saber mais dicas sobre consumo consciente? Vem saber tudo sobre como investir num armário cápsula aqui e conheça mais sobre a coleção Reuse aqui.

Confira a coleção Reuse

Próximo Post>>