Ano Novo, Vida Nova: Rituais de Ano Novo

Livia de Bueno mostra como bem aproveitar as energias de 2022

Livia de Bueno (@liviadebueno) é jornalista e comunicadora, dá palestras, cursos, mentorias e cria conteúdos sobre autoconhecimento integrado com a vida urbana. Ela acredita que é possível morar nos grandes centros urbanos, ter uma vida social ativa e ainda assim, estar em equilíbrio e conectado com as energias sutis. Para o Hering Todo Momento, Livia apresenta como tirar o melhor do Réveillon e se preparar para 2022 com simpatias e rituais de Ano Novo!

por Livia de Bueno

Tudo parece estar cada vez mais corrido, acelerado. Chegamos ao final de 2021 e a palavra que define muita gente é: cansaço. Precisamos aprender a desacelerar e tratar nossa energia como uma fonte preciosa. Como? Colocando o descanso em grande prioridade do novo ano. Será que a gente consegue? Com tantos estímulos para fazer, acontecer, competir e não perder o lugar no pódio? Sim, é preciso uma mudança total de perspectiva e se dar a oportunidade de experienciar uma vida com mais tempo para si mesma.

Só mudando de atitudes que vamos conseguir ver resultados diferentes. É preciso coragem para sair da corrida que o sistema impõe. Mas é possível sim, e sabendo das tendências astrológicas para 2022 podemos nos organizar melhor, planejando nossos tempos de desaceleração, descanso e nos oferecendo esse conforto.

Planetas Retrógrados

Vamos passar por 8 planetas retrógrados em 2022. Muitos planetas retrogradam todo ano, mas quero focar aqui nos planetas pessoais que interferem mais na nossa energia exigindo uma desaceleração e revisão íntima.

Vênus retrógrada

Uma vez a cada um ano e meio, Vênus fica retrógrada por cerca de 45 dias. O ano vira com a Vênus já retrógrada desde do dia 19 de Dezembro de 2020 e segue nesse ritmo até 29 de Janeiro de 2021.

Compras, vendas e negociações tendem a ficar mais desafiadoras com Vênus retrógrada. Pode também haver tensão em relação a assuntos financeiros nesta época. Nesse período, temos a oportunidade de revisar nosso amor-próprio, autovalor e nossas relações.

Paciência, autoacolhimento, tempo para silenciar e conectar com a sua intuição se faz necessário. Vamos ter a grande oportunidade de aprender em qual área da vida estamos precisando dar limites, sabendo dizer “não” sem se sentir mal e mantendo assim, nossa saúde mental.

Mercúrio retrógrado

Geralmente, Mercúrio fica retrógrado três vezes ao ano. Mas em 2022 serão quatro períodos. É o Universo mandando sinais de que nossa mente precisa, de fato, descansar.

Mercúrio também será o regente do ano, colocando ainda mais foco na nossa comunicação. A impecabilidade como meta ajuda muito a evoluir. O interessante aqui é se planejar para diminuir o ritmo nos períodos de Mercúrio Retrógrado, evitando mal entendidos e transtornos. Quer saber quando Mercúrio estará retrógrado em 2022, já anota as datas na sua agenda:

14/01 a 04/02
10/05 a 03/06
10/09 a 02/10
29/12 a 18/01/2023

Marte retrógrado

A cada dois anos, Marte fica retrógrado e em 2022 vamos passar pela retrogradação de 30 de Outubro até 12 de Janeiro de 2023.Nessa época, evite grandes empreitadas porque pode faltar energia e sobrar insatisfações. Nossos ânimos vão estar à flor da pele e o pavio curto. Se possível, planeje-se para não embarcar em nenhum grande projeto nesse período.

Previsões para 2022

A quadratura (aspecto de tensão) entre Saturno e Plutão, que teve protagonismo durante 2021, ainda se faz presente. Então, vamos continuar com cenários de polarizações e tensões.

Mas a boa notícia é que Júpiter, o planeta da abundância, sai de Aquário onde estava limitado e chega em Peixes nos permitindo sonhar alto. Júpiter passa também por Áries ativando nossa coragem.

Será um ano com muito movimento, muitas transformações e oportunidades. Por isso, se faz tão importante sair do automático, saber se dar pausas e saber se conectar com a intuição para poder perceber para onde o bom vento está batendo.

Cores para o Ano Novo: significados

Agora que já sabemos as tendências para o novo ano, vale muito também aplicar nossas intenções na vida prática. Eu sou fã dos paranauês! Fazer rituais me ajuda a ancorar minhas intenções. E também adoro me preparar para a virada do ano: uso sempre um look e lingerie novos com a cor relacionada ao meu foco do ano.

A Hering Intimates fez uma coleção muito linda, com peças caneladas e em várias cores que nos conectam com intenções:

ANO NOVO DE BRANCO

A cor mais tradicional para virada do ano, representa purificação e transformação. Também atrai a tão desejada paz de espírito.

ANO NOVO DE AMARELO

Cor famosa por trazer abundância, tanto que muita gente escolhe ao menos uma lingerie amarela para a virada. Faz sentido! É a cor do nosso terceiro chakra ligado ao poder pessoal, ao nosso brilho interno. Se vestir na cor do ouro e do Sol traz também alegria de viver e otimismo.

ANO NOVO DE VERDE

É a cor da saúde e da cura das emoções. Favorável para o nosso quarto chakra, o cardíaco, equilibra, acalma e tranquiliza. Cor famosa também por trazer sorte.

ANO NOVO DE AZUL

Cor que traz paciência e serenidade, ajuda a tranquilizar corpo e mente. Favorável ao quinto chakra, o laríngeo, essa cor fortalece também o nosso poder de comunicação, expressão e autoaceitação.

ANO NOVO DE VIOLETA/LILÁS

Cor mística que ajuda na conexão espiritual e na fé. Ligado ao sétimo chakra, o coronário, equilibra as emoções e favorece o encontro do propósito e sentido de vida.

Ritual de Ano Novo: banho de ervas para purificação e regeneração com eucalipto

Um ritual simples, mas poderoso. Usando eucalipto, essa planta que purifica, protege, fortalece o espírito, eleva a autoestima, liberta a mente de pensamentos negativos e ainda ajuda a trazer energia e disposição. Olha só:

Prepare o seu banho de ervas como um antigo ritual, pendurando um ramo de árvore de eucalipto no chuveiro, aproveitando os benefícios terapêuticos e energéticos da planta. Velas e músicas de poder como mantras ajudam a potencializar o ritual.

Para fazer o chuveiro de eucalipto, lave ramos naturais (as folhas podem estar frescas ou secas) retirando todas as impurezas que podem estar nas folhas. Deixe secar, depois amarre esses ramos formando um buquê e pendure no cano do chuveiro. A intenção é que as folhas não molhem, mas que o vapor da água do chuveiro ative os compostos terapêuticos do eucalipto.

Durante o banho, conecte-se com as suas intenções de purificação do corpo e espírito para o novo ano. Visualize as energias densas e negativas escoando pelo ralo e firme seu ritual com uma invocação ou oração. Falar em voz alta traz ainda mais poder para o ritual. Converse com seus mestres, anjos e guias agradecendo pela vida e intencionando limpeza, regeneração e vitalidade. Está feito!

O ideal é que esse banho seja realizado entre os dias 27/12 e 02/01, durante a fase minguante da Lua, potencializando a depuração e abrindo caminhos para um novo ciclo junto ao novo ano.

Feliz 2022 para a gente!
Que seja leve, prazeroso e que tenhamos caminhos abertos para viver nossos sonhos.

VEJA TAMBÉM

Próximo Post>>