Armário Cápsula: como montar o seu

O time Menos 1 Lixo responde às principais dúvidas e explica a moda minimalista

Você já conhece a nova coleção da Hering, a Reuse, uma nova linha de peças feitas de fibras recicladas, que garantem a diminuição de resíduos e do uso de água em sua produção, ao lado do copinho Menos 1 Lixo: retrátil, reutilizável, compacto e pensado para te acompanhar em todos os lugares.

A Menos 1 Lixo é a principal plataforma de disseminação de práticas sustentáveis do país. Um movimento de educação ambiental que transformou a sustentabilidade em um assunto desejável e fez do copinho retrátil que criou, um ícone de desejo e um novo comportamento de consumo. E com esse lançamento, apresentamos uma série de conteúdos desenvolvidos especialmente pelo time da Menos 1 Lixo sobre o universo da sustentabilidade e de como é mais do que possível transformar o mundo através dos pequenos gestos. Vamos lá?

por Menos 1 Lixo

Antes de começar para valer essa leitura, vamos fazer um exercício? Fique em frente ao seu guarda-roupa e faça a seguinte pergunta: eu realmente preciso de todas essas roupas? Independentemente de sua resposta, vamos te mostrar que é possível fazer um armário cápsula do seu jeitinho. Cá entre nós, só existe uma regra nesse desafio: mais qualidade e menos quantidade. Mas o que é armário cápsula? Um guarda-roupa minimalista é o caminho para um estilo de vida mais alinhado com o propósito de um planeta em regeneração. Agora, é difícil praticar esse desapego? É muito!

O conceito do armário cápsula surgiu na década de 70, em Londres, com a estilista inglesa Susie Faux. Susie acreditava que uma pessoa deveria ter no guarda-roupa só peças atemporais e versáteis, com looks de armário cápsula que pudessem dar confiança às mulheres em todos os momentos da sua vida. Em 1985, a designer norte-americana Donna Karan levou o conceito para as passarelas, com a coleção “7 Easy Pieces”. A coleção foi pensada a partir de sete peças básicas que combinavam entre si, garantindo que uma mulher poderia ser capaz de realizar tudo o que quisesse com esses modelitos. O conceito do armário cápsula reapareceu com o minimalismo e foi repescado há 4 anos no formato de moda minimalista, com a também norte-americana Caroline Rector, ela se tornou uma referência contemporânea do assunto, que está intimamente ligado ao consumo mais consciente, e monta o seu, sazonalmente, de 3 em 3 meses.

Mas a gente sabe qual é a pergunta que você deve tá se fazendo: só vale se forem 37 peças? A ideia do guarda-roupa cápsula é que ele seja limitado e versátil, só com aquelas peças que você ama usar! E claro, que combinam muito entre si. Mas quantas peças tem um armário cápsula? As 37 não são regra, trata-se de um método para consumir menos e para te dar mais empoderamento nas escolhas. As peças são limitadas para desenvolver a sua criatividade na hora de se vestir, além de estimular também o autoconhecimento.

Como começar o armário cápsula e seus looks? Antes de tudo, a regra de ouro é você entender o porquê você quer isso para sua vida. Seguindo esse passo, os demais você vai tirar de letra. São eles:

– Dê espaço apenas para o que ama e que funciona 100%. No fundo do seu coração, você sabe quais são as peças que realmente importam.

– Leve em consideração o seu estilo de vida. Não adianta investir em roupas que fogem do seu dia a dia. Avalie quais os seus compromissos diários e escreva como você gostaria de se vestir para eles. Isso ajudará a definir quais serão as roupas escolhidas para o seu armário cápsula.

– Tenha diversidade é fundamental. As peças precisam ser diferentes entre si, caso você não queira parecer que está sempre com a mesma roupa.

– E, por último, sempre pense na harmonia entre as peças e não nos conjuntinhos. No armário cápsula não cabe o famoso: “Ah, essa blusa eu uso com essa saia e nada mais.” Uma cápsula te desafia a avaliar possibilidades e combinações.

Para alegria geral, tem coisas que não entram no armário cápsula, do tipo: roupas de academia, de praia, pijama, acessórios e sapatos. Já ficou mais de boa, né?

Na dúvida de como montar um armário cápsula, tenha em mente o lema de se vestir com propósito, consciência ambiental e ética. Para você definir seu estilo, aprimorar sua identidade, aproveitar tudo o que você tem e ainda economizar dinheiro, já que a ideia é usar as suas roupas por muito mais tempo e com mais funcionalidade. Porque você é muito mais do que você tem. Vem dizer que não é libertador pensar assim?

Por isso que o nosso relacionamento com a indústria da moda deve ser um ato político, de confiança e aprimoramento constante. Foi pensando na agenda da sustentabilidade que Hering lançou a coleção Reuse, em parceria com a Menos 1 Lixo, onde você pode garimpar e comprar roupas para armário cápsula. As duas marcas se uniram para juntas buscarem caminhos evolutivos, para se tornarem cada vez mais responsáveis e com menor impacto possível para o planeta, além de inspirar mais pessoas a buscarem hábitos regenerativos


Agora, que já saber tudo sobre essa história de armário cápsula, vem conhecer um pouco mais sobre a coleção cápsula da Reuse, em parceria com a Menos 1 Lixo.

MONTE SEU ARMÁRIO CÁPSULA

Próximo Post>>