Tudo que você precisa saber sobre créditos de carbono

O que é, quando surgiu e como esses créditos podem ajudar na preservação do planeta

Com que roupa você vai construir o novo mundo? A camiseta ícone da Hering e de todo brasileiro celebra 30 anos e agora compensa em dobro a sua própria emissão de carbono. Uma atitude em prol da preservação da Amazônia em parceria com a MOSS.

A MOSS é uma climate tech, empresa de tecnologia para serviços ambientais, com atuação global. É uma das maiores plataformas digitais de comercialização de créditos de carbono no mundo. Em 2020, criou o MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa.

Tem alguma dúvida sobre créditos de carbono? Convidamos a MOSS para preparar um guia super completo sobre esse tema, aproveite a leitura!

Por MOSS

O QUE É CRÉDITO DE CARBONO?

O crédito de carbono é um certificado que comprova que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) deixou de ser emitida para a atmosfera. Ao comprar esses créditos, você está investindo em projetos que visam capturar o excesso de dióxido de carbono, reduzindo assim o efeito estufa e o aquecimento global. Dentro do mercado de crédito de carbono, a MOSS se destaca como a maior plataforma ambiental do mundo que disponibiliza esse serviço.

POR QUE E QUANDO FOI CRIADO O CRÉDITO DE CARBONO?

Apesar de o efeito estufa ser um fenômeno natural, ao longo dos anos e, em especial, desde a Revolução Industrial, a emissão de gases estufa decorrentes da ação humana vem crescendo vertiginosamente, aumentando a temperatura terrestre e gerando o fenômeno conhecido como aquecimento global.

Visando atenuar a emissão dos gases estufa e suas consequências, países do mundo inteiro começaram a se reunir em convenções sobre o clima, em especial a partir da ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), onde houve o reconhecimento oficial de que o aquecimento global é fruto direto das ações humanas.

Em 1997, a partir do Protocolo de Kyoto, foi criado o crédito de carbono. O objetivo da criação desse crédito é ter um mecanismo que possa compensar a emissão desses gases. Ao comprar um crédito de carbono, você comprova que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) deixou de ser emitida para a atmosfera. E como isso é feito? Através de iniciativas que visam a preservação de florestas, o manejo sustentável, a conservação da biodiversidade local e a captura do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

A Fazenda Fortaleza Ituxi é um projeto que protege a Floresta Amazônia em uma de suas regiões de maior taxa de desmatamento: o município de Lábrea.

QUE INICIATIVAS SÃO FINANCIADAS PELA COMPRA DE CRÉDITOS DE CARBONO?

Através de processos que envolvem visitas, entrevistas, conferência de documentação, investigação e avaliação técnica dos riscos, a MOSS escolheu 20 dos 200 melhores projetos do Brasil, que têm como função a captura do excesso de gases estufa da atmosfera. São essas iniciativas que são financiadas através dos créditos de carbono que você vai comprar com a gente.

A MOSS está ajudando a salvar o planeta com o MCO2 Token. Em um pouco mais de um ano, foram transacionados cerca de 13 milhões de dólares para projetos que trabalham na preservação do meio ambiente. São eles: Fazenda Fortaleza Ituxi, uma iniciativa que almeja proteger as florestas localizadas em uma das regiões da Amazônia mais afetadas com ações que visam a sustentabilidade da área no combate às queimadas e desmatamento;

E POR QUE CONFIAR NOS CRÉDITOS DE CARBONO DA MOSS?

– A MOSS é uma empresa auditada tributariamente pela Deloitte que tem mais de 176 anos de confiabilidade no mercado internacional, com mais de 700 escritórios espalhados pelo mundo.

– A empresa tem também o selo B Corp, que é o mais valorizado em termos de governança corporativa.

– Fazemos parte do Celo Alliance for Prosperity, um ecossistema de organizações que tem o objetivo de promover o impacto social e a inclusão financeira por meio do uso da tecnologia blockchain.

Esse é o papel da MOSS: mostrar a empresas de diversos setores como a compensação, somada a outras práticas de ESG, é uma alternativa que pode reduzir – ou até mesmo zerar – a pegada de carbono de suas atividades.

Ficou com alguma dúvida? Aqui tem tudo sobre a nossa nova campanha!

O Básico Original do Brasil entra no ritmo de cuidar do planeta que pode ser tão básico quanto vestir uma camiseta. Vem com a gente!

Próximo Post>>