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BÁSICO É FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES

A HERING está sempre em reinvenção, com um time inspirado pelo ritmo brasileiro, por colorir a vida, trazer conforto e fazer o bem. Temos o compromisso de colaborar para uma moda mais ética e responsável, que respeita e causa impactos positivos no meio ambiente
e para as pessoas.

O SOMA, Grupo que a HERING faz parte, é signatário do Pacto Global e, desde 2021, firmou compromisso com os dez princípios da ONU, que se desdobra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

METAS PÚBLICAS

AMBIENTAL - Moda mais limpa

Carbono:
Atingir Net Zero escopos 1 e 2 até 2030 (baseline 2021).
Atingir Net Zero escopo 3 até 2050 (baseline 2021).

Status da meta: em andamento. Realizamos a compensação de 100% das nossas emissões (escopos 1 e 2 completos e escopo 3 parcial - viagens a negócios, deslocamento de funcionários e franquias). No ano de 2022, foram compensadas 27.521 toneladas de Gases de Efeito Estufa - referentes ao inventário de carbono de 2021, representando um investimento de mais de R$ 1,4 milhões. Os créditos de carbono adquiridos foram provenientes de energia renovável, geração de biogás e restauro florestal.

Ecoeficiência:
Atingir o uso de 100% de energia renovável até 2025 nas unidades administrativas e fabris.
Status da meta: em andamento. As unidades administrativas e fabris de Cia. Hering já utilizam 99% de energia renovável.

Reduzir minimamente em 45% o consumo de água e a geração de efluentes até 2030 (baseline 2019).
Status da meta: em andamento. Comparando-se com os dados de 2019, até 2022 tivemos uma redução acumulada de 34% no consumo de água e na geração de efluentes.

Resíduos:
Ser aterro zero até 2030 (baseline 2021)

Status da meta: em andamento. Praticamos a política dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e reconhecemos que ainda temos um longo desafio pela frente no que diz respeito à diminuição dos resíduos gerados. Em 2022, 80% dos nossos resíduos foram reciclados – sendo que 100% dos resíduos têxteis foram encaminhados para reciclagem e 50% do impacto das nossas embalagens foi compensado por meio da parceria com a eureciclo.

SOCIAL - Moda mais justa e bela

Diversidade:
50% de mulheres na Alta Liderança* até 2030.
Status da meta: em andamento. Na Cia Hering, elas ocupam 38% das posições de alta liderança.

50% de autodeclarados pretos e pardos no Grupo SOMA até 2023.
Status da meta: em andamento. Os pretos e pardos representam 47% do quadro de pessoas colaboradoras da Cia Hering. Seguimos buscando aumentar as oportunidades de entrada na empresa e de aceleração da carreira destas pessoas.

*Entendemos como “Alta Liderança” 2 níveis abaixo do CEO.

**Demais metas de Diversidade são internas e foram traçadas de acordo com o resultado do Censo Étnico-Racial.

GOVERNANÇA - Moda mais ética

Índices:
Manter a certificação do Sistema B e melhorar as boas práticas de acordo com a metodologia.
Status de meta: em andamento. A Cia. Hering já é uma empresa B Certificada desde 2021, fazendo parte deste movimento global de negócios voltados para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.

Seguir crescendo a pontuação no Índice de Transparência da Moda (ITM), respondido pela marca anualmente desde 2018.
Status da meta: em andamento. No último ano, a média geral das 60 marcas que foram analisadas pelo ITM foi de 17%. A Hering atingiu 48 pontos percentuais. Em relação ao ano anterior, a Hering foi destacada como uma das 5 marcas com maiores saltos de pontuação. A marca cresceu 8% comparando-se 2021 e 2022.

Entrar na carteira ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3, incorporando suas metodologias ao nosso modelo de gestão ESG.

Status da meta: em andamento. Em 2022, o SOMA respondeu pela segunda vez o ISE, e atingiu a 71ª posição no índice. Na mais recente edição, 69 empresas entraram para a carteira, o que significa que o Grupo ficou muito perto de estar incluído. No ano, a empresa teve um salto de 16,71 pontos em relação a 2021. E evoluiu sua nota no CDP (que também é considerado no ISE na dimensão de mudanças climáticas) de C para B.

Ética e Compliance:
100% de adesão ao Código de Conduta e Ética de colaboradores, com pelo menos um treinamento por ano.
70% das pessoas colaboradoras do Grupo SOMA realizaram o treinamento e a adesão ao Código de Conduta e Ética, em 2022. Seguimos buscando a meta de que todos estejam alinhados com o conteúdo – independentemente da data de entrada no Grupo e do nível hierárquico.

AGENDA ESG - IMPACTO POSITIVO

PILAR AMBIENTAL

Carbono Neutro
Queremos frear as mudanças climáticas e nos comprometemos em reduzir nossas emissões diretas e indiretas até 2050, alcançando o Net-Zero da empresa em linha com o controle do aquecimento global até 1,5°C.
Alinhada com essa estratégia, desde 2021, a HERING compensa 100% das suas emissões de Gases de Efeito Estufa dos escopos 1 e 2 e três categorias do escopo 3: deslocamento de funcionários, franquias e viagens a negócio.
No primeiro ano, foram 27.520t CO2* e compensados por meio de um investimento de 450 mil reais em créditos de carbono provenientes de energia renovável e biogás. O segundo Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) está sendo finalizado e terá compensação em breve, paralelo à estratégia de redução de emissões.

*valores de emissão que contemplam a Hering enquanto marca, indústria e corporativo, além de Hering Kids, Hering Sports, Hering Intimates e DZARM.

eureciclo
Desde 2021, a HERING tem parceria com a eureciclo, empresa responsável pela compensação de 50% embalagens da marca colocadas no mercado. Só em 2022, a parceria colaborou para a reciclagem de cerca de 249 toneladas de materiais como papel e plástico que foram encaminhadas para aproximadamente 328 centrais de triagem espalhadas em diferentes regiões do Brasil: 26 estados, além do Distrito Federal.

Eurofios
Eurofios é a empresa parceira, que realiza a reciclagem mecânica das sobras têxteis do corte das nossas operações e as transformam em novos fios que podem ser aproveitados tanto internamente, na nossa produção, quanto em outras empresas da indústria têxtil. Só em 2022, a HERING encaminhou 1,651 toneladas de resíduos têxteis para serem reaproveitados por meio da desfibragem.

Reserva Ambiental
Há mais de um século, a Hering mantém uma reserva ambiental com 4,2 milhões de metros quadrados, em Blumenau (SC). A reserva abraça o bioma Mata Atlântica, com 80% da área composta por reservas florestais intocadas, e 20% por áreas reflorestadas. Temos lá, cerca de 140 espécies arbóreas e 27 delas se encontram sob algum grau de ameaça.
A fauna local também abrange uma fascinante diversidade, inclusive com espécies ameaçadas de extinção. Estudos recentes sobre áreas próximas à reserva já identificaram 22 espécies de mamíferos, 134 espécies de aves, (sendo 67 consideradas raras). A Reserva Ambiental está entre os 10 pontos mais altos de Blumenau, com um pico de aproximadamente 492 metros de altura acima do mar. Esse levantamento foi feito a partir de uma trilha a 3,6 km de distância da sede da HERING, que desemboca em um mirante que permite visão ampla da região.

Produto de menor impacto

Em 2022, mais de 80% das nossas peças foram produzidas internamente e 82% das compras realizadas de produto acabado foram de fornecedores nacionais, produzidas no Brasil. No mesmo ano, produzimos mais de 50 milhões de peças, distribuídas da seguinte forma nas nossas marcas:

Hering: 40.816.946
Hering Kids: 8.152.501
Hering Intimates: 2.586.945

A boa notícia é que muitas delas são produtos de menor impacto, conheça os atributos sustentáveis da World e Reuse.

Camiseta World
O BÁSICO DO BRASIL
100% ALGODÃO
SUSTENTÁVEL

O Ícone do Brasil é carbono neutro. A Camiseta World compensa sua pegada de carbono por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica.

O produto ícone da HERING completou 30 anos, em 2021. A peça, desde sua criação, foi pensada com modelo de produção ecoeficiente. Sem costuras laterais e, portanto, menos geração de sobras têxteis no processo, 33% de matéria-prima e água é economizado a cada produto confeccionado.

Naquele mesmo ano, a marca realizou a ACV (Avaliação de Ciclo de Vida de produto) para calcular os impactos ambientais da peça e, desde então, compensa as emissões de Gases de Efeito Estufa de cada camiseta. Desde o início no projeto, já compensamos mais de 30 toneladas de carbono de mais de 8 milhões de camisetas vendidas.

Camiseta Reuse
FEITA COM FIBRAS RECICLADAS
CONSOME MENOS ÁGUA NA PRODUÇÃO

Camiseta Reuse: feita com fibras recicladas, ela utiliza menos água e gera menos resíduos. Isso sim, é Básico!

A linha Reuse de Hering e Hering Kids é feita com fibras recicladas e reforça o compromisso da marca com a circularidade da moda através do reaproveitamento de fibras diversas. O fio é gerado a partir dos retalhos crus da própria malharia da HERING, que seriam resíduos descartados, mas por meio dessa iniciativa, são desfibrados, voltam ao estado de fibras e geram uma nova malha. Considerando que em 2022, a produção foi de 5.902 camisetas, foram necessárias cerca de 1.239 kg de malha (1.196 kg de malha corpo + 43 kg de acompanhante). Nosso fio possui 25% de fibras diversas (desfibrado), logo o total de desfibrado utilizado foi cerca de 309 kg.

Lista de substâncias restritas na produção (ZDHC MRSL v2.0)

Pertencemos à indústria da moda com muito orgulho, mas reconhecemos o impacto que seus processos de produção como lavanderia, tinturarias e estamparias causam no planeta. Pensando em contribuir para uma moda mais limpa, fazemos a nossa parte para garantir que as substâncias químicas utilizadas pela marca sejam seguras para o meio ambiente e as pessoas que fazem e vestem os nossos produtos.

A Cia. Hering criou o Comitê de Químicos, que tem o objetivo de tratar situações que envolvem o uso destes produtos. Nele, 100% dos produtos químicos são avaliados e aprovados. Assim, apenas após avaliação dos riscos, componentes e orientações de manuseio, cada componente é liberado para utilização.

Com o propósito de nos posicionar cada vez com mais transparência, publicamos uma lista de fornecedores que representam 85% dos produtos químicos utilizados na etapa beneficiamento. 100% deles com declarações de conformidade com o programa Zero Discharge of Hazardous Chemicals ZDHC e/ou Oeko-Tex, seguindo as melhores práticas de acordo com a nova versão da Lista de substâncias restritas na produção (ZDHC MRSL v2.0), clique aqui para saber mais. E veja também nossa lista de fornecedores de matéria-prima no quesito Químicos.

PILAR SOCIAL

Resultado Censo
Realizamos o Censo de Diversidade, Equidade e Inclusão como metodologia para mapear o nosso cenário demográfico, depois traçar metas internas e, assim, garantir estrategicamente o avanço no pilar social. A pesquisa é feita anualmente e, em 2022, foi realizada em parceria com a consultoria Diversitera. O resultado direciona nossos planos de ação para promoção da equidade racial, de gênero e inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade pessoas LGBTQIAP+.
Atualmente, em seu quadro de colaboradores, a Hering tem:
• 48% de negros.
• 63% de mulheres
• 13% de LGBTQIAP+.

A Cia. Hering tem 50% da sua diretoria composta por mulheres e 57% da sua gerência composta por mulheres. Além disso, está trabalhando para aumentar a representatividade de outros grupos minorizados em seus cargos de liderança.

Comunidade

A HERING, marca do Básico do Brasil, tem como diretriz ser o essencial que faz bem. Para ela, moda é para todos e fazer a diferença é Básico. Com seu importante pilar social, abraça causas e reitera seu DNA em cada projeto. No ano de 2022, foi investido em responsabilidade social o valor total de R$ 1,9M

A campanha ‘O Básico pelo Brasil’ tem como objetivo reforçar a essência e o DNA da HERING. No ano de 2022, aconteceram duas edições que reiteraram o seu pilar social com apoio à causas. Para o Dia Internacional da Mulher, em março, a marca se atrelou ao projeto Utopiar, iniciativa de empreendedorismo social que acolhe mulheres que sofreram violência doméstica, despertando o interesse pela moda e autocuidado ao ensinar técnicas têxteis. Já para o Mês do Amor, em Junho, parte das vendas da Camiseta Word foi revertida para a Casa Neon Cunha, organização sem fins lucrativos que oferece apoio psicológico, nivelamento educacional e acolhimento a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Em 2022, a Hering lançou “Belezas Brasileiras”: coleção cápsula em parceria com a artista Aline Bispo, com parte da renda revertida para o ID_BR. Bispo é uma artista visual e muralista nascida no bairro do Campo Limpo, periferia na Zona Sul da cidade de São Paulo. Ela nos provoca a refletir sobre gênero e a miscigenação brasileira. A Hering é licenciada exclusiva em vestuário da instituição, tendo as camisetas da propositividade presentes em todos os eventos do ID_BR.

Também com foco na diversidade, a Hering lançou ainda a Campanha “Cabe Tudo Numa Hering” que celebrou a inclusão e a pluralidade como básico e primordial para todos. O pilar social estava presente com o Dia da Básica, comemorado sempre na última sexta-feira de setembro, que marca o aniversário da Hering. Na ocasião (e no fim de semana seguinte), 100% das vendas da clássica camiseta World branca foi revertida para o ID_BR.

Todo ano, a Hering Intimates realiza a campanha de Outubro Rosa e reforça o seu compromisso com a prevenção do Câncer de Mama e o autocuidado. Durante o período estipulado, 100% das vendas dos sutiãs são revertidas ao IBCC São Camilo Oncologia .

Há mais de 25 anos, a HERING é parceira da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, realizada no Brasil pelo São Camilo Oncologia. Fomos a primeira marca, no país, autorizada a licenciar produtos do conhecido Alvo Azul. Um ícone dos anos 2000 que já vestiu milhões de pessoas e tem parte das vendas revertidas para a causa.

Visando contribuir com as necessidades das comunidades ao seu entorno, a Hering atua também em iniciativas de doações de alimentos. Para ativação de Black Friday, a Hering promoveu a campanha “Novembro Colorido”, que contou com a ativação “Sexta-Feira Básica” na qual a cada compra realizada, 1kg de alimento foi doado para a CUFA (Central Única das Favelas), chegando ao montante de 32 toneladas de alimentos repassadas à instituição.

O Básico da HERING encontrou o colorido da FARM para apoiar iniciativas que estão transformando o Brasil e criando o futuro que acreditamos! A collab, que chegou às lojas no final de 2022 (29/11 até 31/12 - lojas e web), contou com cinco camisetas, com estampas originais e cheias de propósito, que representaram as instituições parceiras que foram beneficiadas pelo projeto. São elas: Casa Neon Cunha, G10 Favelas, ID_BR, IBCC São Camilo Oncologia e SOS Mata Atlântica.

A coleção uniu o melhor de cada marca para fazer o bem. As estampas originais e as causas sociais e ambientais atreladas, geraram desejo entre os consumidores e se tornaram um grande sucesso de vendas. Todas as lojas receberem materiais de comunicação que traziam informações sobre cada instituição apoiada, proporcionando uma conscientização ainda maior, que refletiu no ótimo resultado.

Essa coleção contou com uma doação de 15 mil reais para cada uma das instituições.

Fundação Hermann Hering

Criada em 1935, a Fundação Hermann Hering (FHH) atua para a redução das desigualdades, no desenvolvimento sustentável do ecossistema da moda e na preservação da cultura e da memória ligadas à indústria do vestuário.

Sob o pilar “Preservar a Memória & Cultura da Moda”, a FHH tem duas iniciativas prioritárias: o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering, ambos na cidade de Blumenau (SC).

No Museu Hering, com acesso gratuito, temos exposições permanentes e temporárias. Em 2022, recebemos 15 mil visitantes. Além das exposições, desenvolvemos atividades como: A Escola Vai ao Museu; Café com Memórias; Cosmovisão e Oficinas Criativas.

O Centro de Memória Ingo Hering possui um acervo de mais de 40 mil itens, já documentados, do século XIX até a atualidade. São fotografias, relatórios, livros, maquinários, instrumentos de trabalho e indumentárias que representam mais de um século de história da moda no Brasil.

Já no pilar “Moda que Valoriza as Pessoas”, a Fundação desenvolve e incentiva projetos e programas em economia criativa e no ecossistema de moda. Promove novos olhares para a produção da moda a fim de reduzir seus impactos, sociais e ambientais, e impulsionar o empreendedorismo consciente. Busca estimular a criatividade e o surgimento de iniciativas de impacto. Dentre os quais, destacamos:

Encadeamento Produtivo: desde 2014, em parceria com o Sebrae Nacional, buscamos capacitar micro e pequenas empresas do ramo têxtil, com cursos, visitas técnicas e consultorias, que auxiliam as empresas a monitorar seus indicadores e entender melhor seu processo de gestão. Em 2022, o projeto contou com 41 empresas participantes, às quais foi dedicada cerca de 80 horas de consultoria.

Trama Afetiva: com concepção e execução de Jackson Araújo e Luca Predabon, o projeto é apoiado pela FHH e busca reunir criativos para repensar o consumo e questionar os padrões sociais existentes. Aborda o design como ferramenta de transformação social. Nasceu em 2016, e em 2022 teve um alcance digital de 88 mil pessoas.

Retrama: visa dar um melhor destino aos resíduos têxteis. O projeto foi iniciado em 2017 com a experiência de criação de produtos pelo upcycling de materiais, dando um novo sentido para sobras dos processos têxteis da Hering. Em 2022, foram ressignificados 1024 quilogramas de resíduos que permitiram a produção de 9.900 produtos Retrama.

A Fundação Hermann Hering é signatária do Pacto Global - iniciativa da ONU que possui um olhar para empresas e organizações que visam por um mundo alinhado com temas relativos à sustentabilidade - e parceira de algumas plataformas multissetorias como Colabora Moda Sustentável, Santa Catarina Moda e Cultura e Junior Achievement.

FORNECEDORES

Plano de Sourcing
Após seleção, homologação e cadastro, nossos fornecedores são periodicamente avaliados e aqueles que apresentem bons desempenhos ao longo das auditorias, inclusive em relação à adoção de boas práticas (que devem ser valorizadas), ganham maior visibilidade e podem alcançar maior participação como fornecedores estratégicos do Grupo SOMA. Estes critérios são desenvolvidos de acordo com o resultado do nosso Programa de Desenvolvimento, o SOMAR, que classifica fornecedores de acordo com os pilares Sustentabilidade, Operação, Margem, Avaliação de Qualidade e Reatividade. Assumindo assim um espaço no Plano de Sourcing, que são previsões de demanda de 6 meses, onde o fornecedor tem uma capacidade de compra garantida com o Grupo SOMA.

Devida diligência

Os riscos relacionados aos Direitos Humanos na cadeia de fornecedores são identificados previamente a partir de estudos de mercados sobre a vulnerabilidade de indústria têxtil no Brasil, analisados a partir dos valores previstos no nosso Código de Ética e Conduta. De acordo com essas premissas, os riscos, impactos e violações são: trabalho análogo a escravidão e trabalho infantil, condições dignas de trabalho e normas regulamentadoras de segurança e saúde de trabalho, entre outros critérios que garantam o trabalho digno e seguro. Com o objetivo de prevenção e mitigação, auditorias sociais citadas no item 2 são realizadas e, caso sejam identificados o não cumprimento da legislação, os fornecedores são notificados, um plano de ação é implementado e o Grupo realiza o acompanhamento das medidas de remediação e solução definitiva. No caso da identificação de irregularidades como trabalho análogo a escravidão, infantil ou forçado, o contrato com o fornecedor é rescindido.

As auditorias do item 2, também identificam potenciais riscos, impactos e violações ambientais na cadeia de fornecimento. Para mitigação e prevenção, são mapeadas questões como disposição final dos resíduos, licenciamento junto ao órgão ambiental local, armazenamento de químicos, emissões de gases de efeito estufa e outros processos que geram impacto no meio ambiente. Como medidas de prevenção, os fornecedores são convidados a participar de treinamentos com especialistas sobre a gestão de indicadores ambientais, ecoeficiência e aplicação de boas práticas, dentre elas economia de energia e água e destinação adequada de resíduos sólidos.

GOVERNANÇA

Certificação B

No ano de 2021, a Hering se tornou B Certificada.

Reconhecemos a Certificação de Empresa B como uma importante ferramenta de gestão e de aproximação de outras empresas com as melhores práticas socioambientais e de transparência.

Acreditamos e nos orgulhamos em fazer parte deste movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.

Assim, temos grandes oportunidades de troca com outras Empresas B e de fortalecer o compromisso de impacto positivo na comunidade local e global. Temos o objetivo em comum, que é o de ser empresas melhores PARA o mundo. As empresas B Certificadas são líderes das novas forças econômicas e inspiram outras do mercado.

Como uma marca de mais de 140 anos, com abrangência nacional, temos convicção da nossa responsabilidade socioambiental e poder de influência no mercado.

Índice de Transparência da Moda (ITM)

A iniciativa do Fashion Revolution analisa 60 grandes marcas do Varejo Brasileiro, considerando a publicação de informações em 5 seções de acordo com a metodologia do índice: “Políticas e Compromissos”; “Governança”, “Rastreabilidade”, “Conhecer, Comunicar e Resolver” e ”Tópicos de Destaque”.

A HERING responde ao ITM desde a sua primeira edição, em 2018, se comprometendo publicamente com a melhoria contínua de suas práticas e uma comunicação cada vez mais transparente.

Todo ano a metodologia é atualizada e os critérios são aprimorados. Em 2022, atingimos 48% da pontuação possível, o que nos colocou entre as top 10 marcas mais transparentes do Brasil, além disso fomos destaque com um dos maiores aumentos de pontuação em relação ao ano anterior, com o crescimento de 8 pontos percentuais.

Em 2023, a HERING vai responder o ITM pela sexta vez e este trabalho minucioso vem sendo construído por meio da agenda ESG que conta com encontros quinzenais com especialistas em sustentabilidade do SOMA, grupo que a HERING faz parte, e representantes das outras marcas do portfólio da empresa. A companhia investe mais de 900 mil reais em uma equipe de sustentabilidade composta por 18 pessoas colaboradoras que se dividem entre as squads ambiental, social e de governança e apoia a marca em sua estratégia ESG. Além disso, em 2022, a marca gastou R$1,9M reais em iniciativas de responsabilidade corporativa, o equivalente a 0,082% da receita total de Cia Hering.

Confira aqui mais sobre as iniciativas de sustentabilidade do Grupo SOMA e acesse o Relatório Anual de 2022: https://www.somagrupo.com.br/conheca-o-soma/sustentabilidade/

E-mail de contato para o departamento responsável por questões de direitos humanos e meio ambiente: sustentabilidade@somagrupo.com.br

DOCUMENTOS

Relatórios de Sustentabilidade dos últimos 3 anos
https://www.somagrupo.com.br/investidores/relatorios-anuais/
https://ciahering.com.br/moda-sustentavel/

Página de Políticas - Grupo SOMA

Lista de fornecedores

Código de Conduta de Fornecedores - versão inglês